A Zoox, empresa de veículos autônomos de propriedade da Amazon, disse que seu robotáxi, em forma de torradeira, sem volante ou pedais foi aprovado para dirigir com passageiros e funcionários nas vias públicas da Califórnia. A empresa comemorou dizendo que é a primeira vez na história em que um robotáxi construído, sem nenhum controle manual, dirigiu de forma autônoma com os passageiros.
O veículo está limitado a uma velocidade máxima de 60km/h, só pode circular aos sábados e domingos durante o dia e é proibido circular durante o mau tempo. Atualmente existem dezenas de empresas testando AVs na Califórnia.
De acordo com a empresa, o veículo Zoox fez um percurso de 3 quilômetros várias vezes em estradas abertas com passageiros. O veículo nunca ficou preso, parou ou teve qualquer problema durante a condução. Como seria de esperar em vias públicas abertas, há muitos veículos, pedestres, bicicletas etc. A rota tem vários semáforos, curvas à esquerda/direita, tráfego cruzado desprotegido e velocidades de até 50 km/h.
O robotáxi Zoox está em conformidade com o conjunto completo de padrões de segurança em veículos, totalmente legalizado nas ruas e possui um conjunto abrangente de recursos de segurança e conforto para nossos passageiros.
O veículo da Zoox, que foi revelado pela primeira vez em 2020, está atualmente sendo testado em Seattle e Las Vegas. A empresa usa principalmente Toyota Highlanders adaptados com sensores e câmeras como parte de sua frota.
A Zoox é uma das poucas empresas que está construindo seu próprio veículo autônomo . Espera-se que a Cruise, uma subsidiária integral da General Motors, comece a produção em massa de seu veículo Origin ainda este ano. Ambas as empresas precisarão de permissão do governo federal para fabricar grandes quantidades de veículos que não cumpram os padrões de segurança atuais, que exigem controles tradicionais como pedais e volantes.